quinta-feira, janeiro 27, 2005

Sem Limites

No outro dia tive a felicidade de ver o programa Sem Limites na RTP2.

Para quem não sabe é um programa de desportos radicais... mas não só.
Acabei por descobrir, enquanto via, que aquilo é também um bom programa de fé.
É verdade, quem diria.
"A fé é que nos salva" é uma frase muito antiga. Uns pensam que é nossa fé em Deus. Outros dizem que é a fé que Deus tem em nós. Eu acho que nenhuma destas duas chega para nos "salvar", penso que é qualquer coisa como: Através da fé que temos em Deus ganhamos força, ao vermos a fé que Ele tem em nós, para termos fé em nós próprios. Recapitulando: O que nos "salva" é a fé que temos em nós próprios por termos fé num Deus que tem fé em nós. Ou seja, se temos fé em Deus e se Ele tem fé em nós, porque não haveremos de ter fé em nós?

É aqui que entra o Sem Limites.
Aquilo que eu vi foi realmente um programa de pessoas com fé em si próprias. Uma fé capaz de dar um grande baile a muitas das pessoas que andam aí em "igrejas". Não terão estas pessoas muito a aprender com os radicais?
Vejamos. Os radicais treinam o que for preciso para alcançar os objectivos a que se propõem. Passam o tempo que é necessario a treinar. Caem, magoam-se mas não desistem. Levantam-se de cada vez e voltam a tentar como se fosse a primeira. Nunca se contentam com o que já fazem mas olham sempre para os que fazem melhor do que eles, quer seja na rua ou nas grandes competições. Não têm medo de tentar e não deixam de acreditar que também são capazes, se outros o fazem. Mesmo o que nunca ninguém conseguiu fazer eles tentam até conseguirem. Eles sabem bem que é uma questão de dedicação.

E nós? Porque é que não assumimos os nossos ideais com firmeza? Porque é que evitamos ocupar o tempo necessário para chegar onde queremos? Porque é que quando caímos pensamos que é o fim e não temos coragem de recomeçar? Porque é que a dor nos aflige em vez de ganhar significado em função do objectivo que temos? Porque é que o pouco que sempre somos nos chega? Porque é que admiramos os que fazem melhor do que nós mas achamos que nunca lá chegaremos? Porque é que não tentamos ir mais longe, fazer melhor do que já alguém fez? Porque é que ainda não percebemos que é so uma questão de dedicação, que depende principalmente de nós e de mais ninguém...?


Fé? Acreditar não basta. A fé é prática, é fazer, é lutar.

E que tal ver uns programas radicais, também é uma maneira de rezar.


Afinal, o que é ser cristão senão um SEM LIMITES?

6 Comments:

Blogger palmo_e_meio said...

Eu alinho... nos programas radicais, na fé.. :)

10:01 a.m.  
Blogger João Miranda Santos said...

Já entrámos no campo do insulto infundamentado?
Isso não fica muito bem a ninguém, muito menos a quem estuda direito.

Já agora, não arranjaste nada mais bonito para comentar em todo blog?

4:14 p.m.  
Blogger karu said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:21 a.m.  
Blogger Skysurfer said...

realmente até gostava de ver esta telenovela mexicana... mas não posso deixar de exprimir o meu descontentamento perante esta situação, como diria um amigo meu entramos no campo do insulto infundamentado. os blogs podem ser usados para coisas tão bonitas, porquê estraga-los com infantilidades? vale mais infantilizarmos nos nossos blogs e nao estragarmos os dos outros nao acham? poderá ser só a minha opinião...não quero com isto ferir as susceptibilidades de ninguém. E João continua a escrever posts pois tu tens um dom da palavra e nunca deves parar. sem mais nenhum assunto a relatar me despeço com cordiais saudações.

11:06 a.m.  
Blogger Skysurfer said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:06 a.m.  
Blogger karu said...

Deixo aqui expressa toda a minha vontade em ajudar-te.
E tb estou a ser sincera.

12:38 p.m.  

Enviar um comentário

<< Home